Alerta meteorológico aponta acumulados de até 250mm em algumas regiões do estado
O estado de Sergipe permanece sob alerta meteorológico com previsão de chuvas moderadas a intensas até a próxima terça-feira, 6 de maio. A informação é da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), por meio da sua Gerência de Meteorologia.
Segundo o aviso emitido neste domingo (4), a instabilidade termodinâmica no território sergipano poderá gerar chuvas com acumulados entre 50 mm e 100 mm por dia, além de ventos intensos que podem variar entre 40 e 80 km/h, a depender da localidade. Também há possibilidade de trovoadas e descargas elétricas.
Temporais afetam municípios sergipanos desde o início de maio
Desde a última quinta-feira, 1º de maio, a Semac já havia alertado a população sobre a possibilidade de chuvas fortes em Sergipe. Até a manhã do sábado (3), os pluviômetros registraram acumulados expressivos, como 144 mm em Estância e 46 mm em São Cristóvão.
A Defesa Civil de Sergipe também mantém um alerta de chuvas vigente até o dia 5, monitorando possíveis riscos e orientando a população para situações de emergência.
Previsão aponta acumulado de até 250mm em algumas regiões
De acordo com a meteorologista Wanda Tathyana, o acumulado de chuvas pode ultrapassar os 250 mm em alguns municípios durante o período de instabilidade. “A frente estacionária continua atuando sobre o estado e favorece a formação de nuvens convectivas devido ao aquecimento oceânico e altos índices de umidade. Esse cenário contribui para a ocorrência de chuvas intensas e contínuas em diversas regiões de Sergipe”, explicou.
A meteorologista ainda destacou que o transporte de umidade nos baixos níveis da atmosfera está facilitando o avanço dessas instabilidades para o território sergipano.
Riscos de alagamentos e deslizamentos aumentam com as chuvas
A Semac alerta que o cenário de chuvas fortes em Sergipe pode causar diversos impactos em áreas urbanas e rurais, incluindo:
- Alagamentos em vias públicas e residências;
- Deslizamentos de encostas em regiões de morro;
- Transbordamento de pequenos córregos, riachos e lagoas;
- Comprometimento de rodovias estaduais e federais.
A população deve ficar atenta aos avisos emitidos por órgãos oficiais e evitar áreas de risco durante o período chuvoso.
Fique atento aos canais oficiais
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e a Defesa Civil Estadual seguem monitorando a situação em tempo real. Em caso de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.