Torneio nacional reúne 12 equipes de todo o Brasil em Aracaju e reforça compromisso com a formação de jovens atletas
Entre os dias 30 de abril e 5 de maio de 2025, o estado de Sergipe é palco de um dos principais eventos do calendário esportivo de base no país: o Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) Sub-16 Masculino de Voleibol. A competição acontece no Colégio Arquidiocesano, em Aracaju, com jogos diários a partir das 9h, e entrada gratuita para o público.
Evento reúne 12 equipes de todas as regiões do Brasil
O CBI Sub-16 Masculino reúne 12 clubes de voleibol de base de diversas regiões do Brasil:
- Apcef-SE (Sergipe)
- Desportivo-RN (Rio Grande do Norte)
- S.C. Recife-PE e Vitaliza-PE (Pernambuco)
- Isaec Ceat-RS e GNU-RS (Rio Grande do Sul)
- Campo Grande-MS (Mato Grosso do Sul)
- Fortaleza-CE (Ceará)
- Apan-SC (Santa Catarina)
- A.A. Nilton Lins-AM (Amazonas)
- Vinivôlei-SE e Shiro Saigorn (Sergipe)
A realização do campeonato é promovida em parceria com a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e entidades locais.
Formação esportiva e apoio à base ganham destaque em Sergipe
Segundo a secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, o campeonato fortalece o trabalho de desenvolvimento da base esportiva em Sergipe. “Investir na base é investir no futuro do esporte sergipano e brasileiro. Esse campeonato é resultado direto das estratégias discutidas no Fórum Estadual de Formação Esportiva”, destaca.
A competição também reflete o crescimento da estrutura esportiva local. O número de clubes filiados e projetos de base em Sergipe vem aumentando, com maior presença do estado em campeonatos nacionais de formação.
Jovens atletas vivem experiência única em casa
Para Kleber Quintela, gerente de esportes da Apcef-SE, equipe anfitriã, sediar o evento é uma oportunidade de ouro para o desenvolvimento dos atletas. “Receber equipes de todo o país é mais do que competir. É integrar, trocar experiências e fortalecer o voleibol sergipano”, afirma.
O técnico Raimundo Neto, da equipe sergipana TN13, reforça o valor da competição em casa. “A expectativa é enorme. Trabalhamos por mais de um ano com esses meninos, inclusive enfrentando times adultos. Chegamos com medalha de bronze em Pernambuco e vamos contar com a força da torcida para impulsionar ainda mais nosso desempenho”, celebra.
Aracaju se consolida como destino para eventos esportivos
Com entrada gratuita, o evento promete atrair torcedores, familiares e amantes do voleibol. Além de revelar novos talentos do esporte nacional, o campeonato movimenta a cidade, fomenta o turismo esportivo e fortalece Aracaju como referência na realização de eventos esportivos de base.