Campanha visa ampliar cobertura vacinal e proteger grupos de risco durante o período chuvoso
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Aracaju realiza neste sábado, 10 de maio, o Dia D de Vacinação contra a Influenza 2025. A mobilização tem como principal objetivo ampliar a imunização da população aracajuana, especialmente dos grupos mais vulneráveis, e evitar complicações graves causadas pelo vírus da gripe, cuja circulação tende a aumentar com a chegada das chuvas.
Vacinação contra a gripe em Aracaju será realizada em oito unidades
A vacina estará disponível das 7h30 às 12h30, em oito Unidades de Saúde da Família (USFs), distribuídas por diferentes bairros da capital sergipana. Confira os locais de atendimento:
- USF Augusto Franco – Conjunto Augusto Franco
- USF Osvaldo Leite – Bairro Santa Maria
- USF Dona Sinhazinha – Bairro Grageru
- USF Manoel de Souza – Conjunto Sol Nascente
- USF Cândida Alves – Bairro Santo Antônio
- USF Francisco Fonseca – Bairro 18 do Forte
- USF José Machado – Bairro Santos Dumont
- USF Dr. José Calumby – Bairro Jardim Centenário
Vacina contra a Influenza é segura e protege contra complicações graves
A vacina contra a gripe é segura e eficaz, especialmente para crianças, idosos, gestantes, pessoas com comorbidades e trabalhadores da saúde. A imunização ajuda a prevenir internações e óbitos, além de contribuir para o alívio da demanda no sistema de saúde.
“A vacina é essencial para proteger os grupos de risco. Nosso compromisso é garantir que todos tenham acesso à prevenção”, afirma Larissa Ribeiro, gerente técnica do Programa de Imunização da SMS de Aracaju.
Mais de 33 mil doses já foram aplicadas desde o início da campanha
Entre os dias 7 de abril e 2 de maio, mais de 33 mil pessoas foram vacinadas em Aracaju. A campanha também foi levada às escolas municipais por meio do Programa Saúde na Escola (PSE). Com o Dia D da Influenza, a expectativa é alcançar ainda mais pessoas e aumentar significativamente a cobertura vacinal na capital.
Vacina contra a gripe está disponível nas unidades de saúde de Aracaju
Quem ainda não se vacinou contra a gripe em 2025 deve procurar a unidade de saúde mais próxima. A vacina segue disponível gratuitamente para todos os públicos-alvo definidos pelo Ministério da Saúde.
“A gripe pode parecer simples, mas pode evoluir para quadros graves, principalmente em crianças, idosos e gestantes. O acesso à vacina está garantido, e pedimos que a população não deixe de se vacinar”, reforça Larissa Ribeiro.